Mais de Mim ...

sábado, 15 de março de 2014

Experiência



Experiência. As pessoas caminham por entre a vida ávidas por experiências. De todos os tipos. Incontáveis emoções. Uma música que toque a alma. Um filme que traga novo sentido à razão de existir. Um olhar que toque a alma. Um amor que faça estremecer o coração.

Não obstante, o ser humano encuba-se em seus medos, devaneios, desesperanças. Parece não acreditar em si, em seu potencial. Muitas vezes ao deparar-se com as barreiras, cede. Prostra-se letárgico perante o vislumbre da derrota e esquece a criança que um dia viveu a encarar o novo como um caminho a ser desbravado. Diante de novas oportunidades de ser feliz, tal qual o leão covarde de “O Mágico de Oz”, enche-se do sentimento da frustração antes mesmo de tentar.

Dia desses ouvi de uma pessoa especial: “O mais difícil você já fez, que é andar.” Parei pra pensar. E não é que é verdade? Quando contava com meus quase um ano de vida, ou perto disso, eu olhei para o chão, levantei-me sobre minhas pernas ainda não treinadas para me obedecer os comandos e decidi tentar. Devo ter caído inúmeras vezes até que consegui ficar firme dando um passo de cada vez e arrancando sorrisos dos adultos que ali se faziam presentes.

Joseph Campbell, em entrevista a Bill Moyers, registrada no livro “O Poder do Mito”, pela editora Palas Athena, no Brasil; diz: “As crianças não são adoráveis porque estão caindo a todo instante e porque têm o corpo pequeno e a cabeça muito grande?” E, realmente são adoráveis, mesmo que certas vezes fiquemos bravos com tanta energia que nos consome. Tenho uma priminha de quase um ano de idade, ela é linda e teimosa. Ariana, ah, os arianos, desde pequenos mostram a que vieram neste mundo. Ela me vê no computador e quer porque quer mexer. Minha avó incentiva e fala: “Vai lá no facebook com o tio!” Outro dia desses ela simplesmente arrancou a tecla de espaço do meu teclado. Jesus! Eu quase morri... E ela me olhando com a cara mais tranquila do mundo, rindo com a tecla na mão.

As vezes sinto que nos falta isso: essa pureza e falta de medo de errar. Erramos e quando o fazemos nos culpamos, só falta nos autoflagelar por causa dos nossos erros. Cedemos à paixão e quebramos a cara e, quando a vida nos apresenta a oportunidade de amar novamente, o medo nos trava. Ao nos depararmos com uma entrevista de emprego, automaticamente nos lembramos de como fomos mal na última tentativa. Minha priminha me ensina que isso é um erro. Mesmo eu brigando e olhando feio toda vez que ela vem para perto do computador, ela não deixa de tentar, e ainda ri.

Experiência, certamente é a única coisa que levaremos dessa vida. Não estamos nesta casca que é o nosso corpo simplesmente para passar por aqui olhando a experiência alheia. Temos que descobrir por nós mesmos o sentido de aqui estar. Porque nos foi dada a dádiva de viver, acordar a cada dia e ter o sol brilhando sobre nossas cabeças, entender porque determinado problema estásobre nossos ombros e como podemos driblá-lo da melhor forma e sair vitoriosos.

No fim, independente do resultado, o certo é que o aprendizado virá.

Vamos nos permitir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário