Mais de Mim ...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Minha terra tem Palmeiras, Yasmins e Esperança ...


Estava eu descendo a ladeira perto de casa para trabalhar pleno feriado de Tiradentes, ainda com aquele soninho de quem sabe que foi um dos poucos a acordar para a labuta, quando olhei para o horizonte, lembrei-me de Paulo Coelho em “O Alquimista”, quando este diz que ao olharmos o horizonte nos deparamos com paisagens que, normalmente não veríamos, já que a maior parte do tempo estamos preocupados em olhar para nós mesmos. O fato é que, ao olhar para o horizonte, eu me deparei com um dos prédios daquela região e, dentro dos muros, subindo alto eu vi uma palmeira, tendo atrás de si o céu sendo tocado pelos primeiros raios do sol que nascia naquele momento. Lembrei-me dos versos de Gonçalves Dias e os recitei baixinho: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...” Confesso que fiquei assim emocionado sem saber por que, sem entender direito o motivo das lágrimas ensaiarem apresentar-se nos meus olhos e ri, ri de emoção por saber que eu sei sentir alegria, tristeza, melancolia, saudade... Sei sentir o compasso da vida, sei ouvir o som da poesia e admirar pequenos momentos de beleza que podem fazer a diferença no caminho a ser seguido.
Naquele momento nasceu em mim a vontade de estar aqui digitando este texto, sem saber exatamente o que seria escrito até o fim, mas tendo a certeza de que algo deveria ser registrado. São de momentos assim que, talvez, sejam feitas as maiores descobertas do ser humano... Momentos de contato consigo próprio, com o mundo, com a descoberta que fazemos parte de tudo e tudo o que existe tem uma relação com a nossa existência.  São tantas as cores da natureza, tantos prismas modificando-se a cada segundo para que um espetáculo sem fim continue apresentando-se diante de nós, tantas demonstrações de amor de um ser superior, ao qual eu chamo de Deus... Certa vez estava eu na praia, sentado numa pedra, olhando o nascer do sol. Ele vinha por trás do mar, fazendo a água apresentar tons prateados misturando-se com azul. As ondas estavam brancas como as poucas nuvens que estampavam o céu. Era tudo tão lindo e ofuscava tanto o meu olhar, mas eu não queria perder um segundo daquele momento mágico... Um querido amigo meu, que morava por ali me disse as seguintes palavras: “Lindo, não é? Eu acordo cedo todos os dias para vir assistir ele chegando e ele nunca faz igual... A cada manhã eu vejo um nascer de sol mais lindo que o outro!” Não esqueço estas palavras e confesso que agora mesmo ao me recordar daquela cena, meus olhos lacrimejam.
Ouvimos tanto falar de desgraças e atrocidades que acabamos por nos tornar consumistas de sangue e dor. Parece até que no mundo não existem mais coisas boas para serem contempladas. A mídia em geral descobriu que notícia boa não gera lucros, então lutam para ver quem será o primeiro a trazer a próxima lastimável notícia ao conhecimento do grande público, que infelizmente recebe uma descarga de tristezas e imoralidades e acaba por se acostumar com tal cenário, esquecendo-se de que coisas lindas ainda existem no nosso mundo e que, existem muito mais pessoas boas do que más ... Anteontem eu estava visitando uma amiga, quando a irmã dela chegou com sua pequena Yasmim, de apenas 28 dias, tão pequenininha, linda ... A pequenina dormia e a mãe me disse: "Quer segurar ela?" A tomei em meus braços e fiquei ali, babando como todos nós fazemos com os bebês ... Ela sonhava com alguma coisa que a fazia sorrir e eu a observava rindo todo bobo ... De repende ela abriu os olhos, verdes-oliva, e ficou me olhando com a inocência que só as crianças têm. Eu fiquei ali pensando em como existem tantas coisas lindas ainda para o ser humano se apegar ... As palmeiras, o céu, o canto dos pássaros, o nascer do sol, o olhar inocente das crianças ...
Minha terra tem palmeiras, minha terra tem crianças, minha terra tem bondade, minha terra tem esperança ...
=======

2 comentários:

  1. FÁBIO, que pessoa linda que você é!!!!
    Sentir e falar assim de sua emoção e de seus sentimentos não é pra qualquer um. Só para os corações sensíveis e amantes da vida e da natureza. É um dom gratuito de Deus, Parabéns!!!
    Amei sua crônica, Minha terra tem Palmeiras, Yasmins e Esperança...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Ivone ... Volte sempre viu ... É um prazer ter pessoas lindas como vcc neste meu cantinho ... bjoo '

    ResponderExcluir